CÂNCER DE PELE

DERMATOLOGIA

Câncer de pele é o tipo mais prevalente de todos os tipos de cânceres. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas desenvolvam câncer de pele por ano.

Pessoas de pele muito clara que se queimam facilmente possuem um risco maior de desenvolver câncer de pele. Outros fatores importantes incluem exposição repetida por raios X médicos ou industriais, cicatrizes de doenças ou queimaduras, exposição a compostos ocupacionais como alcatrão ou arsênico, e historia familiar.

TIPOS DE CÂNCER DE PELE:

CERATOSES ACTÍNICAS

Ceratose actínicas ou ceratoses solares são consideradas como estágio inicial do desenvolvimento do câncer de pele. São lesões pequenas, escamosas, mais comumente encontradas na face, orelhas, pescoço, antebraços e dorso das mãos em pessoas de pele clara que tiveram considerável exposição solar. Ceratoses actinicas podem ser tratadas por crioterapia, cremes tópicos, terapia fotodinâmica, peeling químico, dermoabrasão, laser, curetagem entre outros métodos dermatológicos.

Algumas ceratoses actínicas podem progredir para estágios avançados que requerem tratamentos mais extensos. O uso regular de protetores solares pode ajudar a prevenir tais lesões assim como o dano solar intenso e o envelhecimento cutâneo.

CARCINOMA BASOCELULAR

O carcinoma basocelular é o tipo mais freqüente de câncer de pele e aparece frequentemente na cabeça, pescoço e mãos como nódulos ou placas avermelhadas brilhantes. No entanto, outras partes do corpo também podem ser afetadas.

São frequentemente encontrados em pessoas de pele clara e raramente ocorre em pessoas com a pele escura.

Geralmente têm crescimento lento, podendo levar meses e anos para crescer. Se não tratado, o câncer geralmente começa a sangrar e formar crostas, cicatriza e sangra novamente. Forma um ciclo contínuo podendo atingir embaixo da pele acometendo ossos, nervos e causando importante dano local.

CARCINOMA ESPINOCELULAR

Carcinoma espinocelular é o segundo câncer de pele mais comum. É mais encontrado em pessoas de pele clara e raramente em pessoas de pele escura.

Afeta principalmente orelha, face, lábios e boca e esse tipo de câncer pode aparecer como uma placa descamativa avermelhada que pode ulcerar e se tornar invasivo.

Diferente do carcinoma basocelular, esta forma pode ser invasiva e até metastatizar (espalhar para outras áreas do corpo). Por esse motivo é importante que seja tratado logo. Quando encontrado e tratado rapidamente, a taxa de cura tanto do carcinoma basocelular como do espinocelular é de aproximadamente 95%.

MELANOMA MALIGNO - UM CÂNCER CURÁVEL

O melanoma maligno é o mais letal de todos os cânceres de pele. Cada ano, milhares de americanos morrem pelo melanoma e sua incidência está aumentando a cada ano.

O melanoma se inicia em células chamadas melanócitos, células responsáveis pela produção de um pigmento de proteção celular chamado melanina e que faz a pele ter o aspecto de bronzeado.

As células de melanoma se reproduzem rapidamente e produzem muita melanina dando um aspecto multicolorido na lesão com cores vermelha, marrom, branca, cinza e azulado.

O melanoma pode se metastatizar sendo essencial o seu diagnóstico e tratamento precoce. Melanomas podem aparecer subitamente ou começar próximo a uma pinta pré-existente.

É importante saber a localização e aparência das pintas no corpo para notar uma possível alteração. Qualquer mudança em uma pinta deve ser examinada por um dermatologista ou cirurgião plástico especializado. Melanomas recentes devem ser retirados o mais precoce possível.

A exposição excessiva ao sol e especialmente com queimaduras é a principal causa de melanoma. Fatores genéticos também estão envolvidos na gênese do melanoma.

Pessoas de pele muito clara são mais predispostas, assim como pessoas que possuem parente direto com melanoma. Nevos atípicos também são marcadores de possível melanoma.

A pele negra não está totalmente isenta de desenvolver melanoma, podendo desenvolver este tumor principalmente na palma das mãos, planta dos pés, sob as unhas, boca e genitais.

 SINAIS DE PERIGO NOS  MELANOMAS

  • Mudança de aspecto de uma pinta
  • Descamação, borramento, sangramento, ou elevação de uma lesão
  • Aumento da pigmentação nas bordas de uma pinta
  • Sensação de coceira, calor ou dor

TRATAMENTO DO CÂNCER DE PELE

Se uma biópsia de pele revelar câncer, o médico deve programar a retirada do melanoma, que vai depender do tipo, tamanho e localização do tumor. Pode ser feita por retirada cirúrgica, terapia fotodinâmica, criocirurgia, cirurgia micrográfica de Mohs, assim com uso de imiquimode e radioterapia.

 

DIAGNÓSTICO PRECOCE É A MELHOR MANEIRA DE CURA

Desenvolva uma rotina regular de auto-exame para inspecionar mudanças na pele de seu corpo. Se uma pinta mudar de aspecto procure um dermatologista ou cirurgião plástico especializado e vá anualmente para ser examinado, especialmente adultos com passado de exposição solar intensa ou história familiar de câncer de pele.

COMO SE PROTEGER DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA?

  • Aplique protetor solar generosamente com FPS de no mínimo 15 com amplo espectro (proteção UVA e UVB). Reaplique a cada duas horas ou cada vez que sair da água, mesmo nos dias nublados.
  • Use roupas adequadas, óculos de sol, chapéu, sempre que possível.
  • Procure ficar na sombra, especialmente entre 10 e 16h, horário onde os raios UV são mais intensos.
  • Cuidado redobrado perto da água, neve e areia, que refletem os raios UV.
  • Proteja as crianças da exposição solar com uso de roupas adequadas, protetor solar e sombra.
  • Evite câmaras de bronzeamento, os raios UV causam envelhecimento cutâneo e câncer de pele. Prefira as loções auto-bronzeadoras.

Se você observar qualquer mudança no aspecto de suas pintas procure imediatamente um dermatologista.
Temos amplo conhecimento nesta área  e médicos altamente preparados para cuidar de você e de sua família.

PREVENIR é a melhor opção!

A REACTIVE, através de seu Corpo Clínico especializado e sua ampla estrutura, está à disposição para sempre cuidar da sua SAÚDE e BEM-ESTAR.

Entre em contato conosco:

TELEFONES: 11  3034-2199 11  3032-1479 | Rua dos Macunis, 474 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05444-001