QUADRIL

O quadril, ao ser a articulação que faz a junção da parte superior do corpo com a inferior, suporta todo o peso corporal e permite que o corpo se movimente. Grandes músculos fazem esse trabalho e os maiores e mais fortes músculos do corpo humano cruzam esta articulação ou mesmo têm origem ali ou perto dali. Grandes vasos e nervos também passam pelo quadril.

 

QUADRIL

  • Principais patologias:
  • • Sindrome do impacto  
  • • Tendinopatias
  • • Lesão do Labrum
  • • Tendinopatias
SÍNDROME DO IMPACTO

É resultante do contato anormal entre a cabeça femural e o acetábulo anterior durante a flexão do quadril causando dor e limitação do movimento.

Pode ocorrer em pacientes que praticam esportes de impacto como lutas, corridas de longa distância, futebol e ballet.

Quando não tratada pode causar lesão do lábio e da cartilagem articular e posteriormente artrose.

O tratamento pode variar desde ajustes na prática esportiva, fisioterapia, infiltração intra articular de PRP ate cirurgia por videoartroscopia.

TENDINOPATIA

Dos Glúteos: São os músculos mais exigidos durante a marcha e quando inflamados causam dor forte no quadril associada a bursite trocântérica.

O paciente relata dor na lateral do quadril, ao subir e descer escadas e ao abrir o quadril.

O diagnóstico é feito pelo exame físico e pelos exames de imagem como ulstrassonografia e ressonância magnética.

O tratamento varia de fisioterapia e uso de antinflamatórios á infiltrações de corticoide e PRP locais. O tratamento cirúrgico pode ser indicado para os pacientes que não responderam ao tratamento conservador.

LESÃO DE LABRUM

É uma das causas mais comuns de dor no quadril em adultos jovens e atletas podendo acometer também pacientes adolescentes e idosos.

O labrum auxilia na estabilização do quadril  e na diminuição da pressão na cartilagem articular.

As lesões labrais ocorrem na maioria das vezes por atividades esportivas repetidas, quedas sobre o quadril e alterações anatômicas.

O paciente geralmente relata dor durante a prática esportiva ou ao caminhar. Também podem ocorrer falseio e estalido do quadril.

A ressonância é o exame complementar solicitado para o diagnóstico após o correto exame físico e coleta da história do paciente.

O tratamento tem como objetivo a diminuição da dor e retorno à prática esportiva. Inicialmente o tratamento é conservador com fisioterapia, medicação analgésica e mudança na prática esportiva. A infiltração de PRP também pode ser recomendada com altos índices de melhora.

Alguns pacientes tem indicação de tratamento cirúrgico via artroscopia.