REUMATOLOGIA

REACTIVE

Você tem dor crônica? Procure o reumatologista.
A dor crônica tem sido muito debatida nos últimos tempos e a fibromialgia está entre umas das principais causas. A doença da Lady Gaga é muito mais comum entre as mulheres e pode causar fortes dores por todo corpo, dor de cabeça, dor nas articulações, insônia, fadiga e alterações no humor. Atualmente vem sendo muito estudada pelos médicos e cientistas que afirmam ter relação com alterações nos receptores de dor e neurotransmissores , além de distúrbios do sono e transtorno psicológicos como ansiedade e depressão . O tratamento se baseia em mudança do estilo de vida, suporte psicológico e uso das medicações corretas.

Outra causa de dor crônica é a artrite reumatoide, uma doença autoimune crônica que acomete as articulações de maneira simétrica levando a inchaço e dor, principalmente, em mãos, pés e punhos, mas também coluna, joelhos, cotovelos e ombros, assim como qualquer outro órgão do corpo (mesmo que não sejam articulações). Também é mais comum entre as mulheres, acomete qualquer idade e pode levar à incapacidade física se não tratada. Para que o tratamento seja adequado e o paciente não evolua com deformidades articulares, ele deverá consultar com seu reumatologista, realizar exames específicos e usar as medicações corretas.
Uma grande dúvida se relaciona com a osteoartrite , famosa artrose. Geralmente causa dores nas mãos, pés, joelhos, quadris e coluna, articulações que suportam carga ou que usamos de maneira excessiva, podendo levar, inclusive, a danos estruturais e incapacidade física quando em grau avançado. Diferente da artrite reumatoide, ela não é doença autoimune e também não é ocasionada apenas pelo envelhecimento e “desgaste” como se pensava até pouco tempo. Hoje se sabe que há grande relação com história familiar, sobrepeso, doenças metabólicas (como diabetes, aumento de ácido úrico e síndrome metabólica) e falta de atividade física. Com tratamento e orientação adequados o paciente levará uma vida com grande qualidade.
O lúpus eritematoso sistêmico também pode levar a dores articulares, lesões avermelhadas de pele , e em alguns casos, até problemas renais. É uma doença inflamatória crônica, autoimune que deve ser diagnosticada e tratada o mais breve possível para evitar danos irreversíveis em qualquer parte do corpo. Recentemente, a cantora Selena Gomez expôs ao público que tem a doença, mas também elucidou que há tratamento.
Se você tem dor crônica, procure o seu reumatologista, médico especializado em pacientes com esse tipo de problema.

Dra. JULIANA FIOROT

REUMATOLOGISTA

CRM 187466 SP

Residência Médica em Reumatologia no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAM/UFES, com término em 01/03/2017.
Título de especialista junto à Sociedade Brasileira de Reumatologia em março de 2017.
Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAM/UFES, com término em 28/02/2015.
Ensino Superior: Formação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – Emescam. (2007 a 2012), vindo a colar grau em 28 de dezembro de 2012.

NOTÍCIAS

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.