fbpx
 

Cuidados Para Evitar Lesões na Corrida de Rua

Cuidados Para Evitar Lesões na Corrida de Rua


As lesões ocasionadas pela corrida de rua acontecem principalmente durante os dois primeiros anos da prática do esporte, considerada a fase inicial da atividade. Um outro momento de risco para lesões é a mudança de distâncias alvo ou mudança de rendimento, quando saímos da nossa zona de segurança.

Cuidados para Evitar Lesões na Corrida de RUaA pessoa deve ter paciência, pois é necessário um tempo para construir uma base sólida e se tornar um bom corredor. A incidência dos problemas causados pela atividade é maior na população feminina, de acordo com a ciência, a mulher quando jovem, principalmente antes dos sete anos de idade, pratica menos atividades esportivas que o homem, gerando menos estímulo para a formação da massa muscular, resistência dos tendões e menor densidade óssea. Além disso, há o fator genético e hormonal envolvidos.

De acordo com os médicos, a pessoa não deve ter pressa em melhorar seu desempenho na atividade. É preciso respeitar a orientação de treino, não basta ter roupas e tênis apropriados e não ter um controle e acompanhamento especializado para avaliar a possibilidade e com qual frequência deve ser realizada a atividade.

É muito importante ao sentir dores, não esperar, procurar o quanto antes a avaliação médica ortopédica para que o profissional possa verificar se é uma lesão adaptativa do esporte ou se é algum problema mais grave.

A corrida de rua ocasiona lesões crônicas, as quais iniciam com uma intensidade baixa e aumentam ao longo do tempo. É o caso das tendinites, em especial a que atinge a região lateral do quadril de glúteo e a de Aquiles. Doenças que vão sendo produzidas ao longo do tempo. Outro exemplo é a das fraturas por estresse, resultado da sequência de treinos e provas sem o descanso adequado.

É preciso atentar também para o planejamento, fundamental para o bom resultado, sem lesões e frustrações, pois o resultado virá mais rápido e não dependendo de vários fatores.

A dica é que a pessoa pratique dois esportes, um principal e outro secundário, que sejam complementares, como por exemplo: corrida e musculação, pilates ou yoga, que auxiliam na prática da corrida de rua, fazendo com o corredor ganhe mais elasticidade, aumente a força muscular e evite o impacto nas pernas. Isso resulta na construção do corpo saudável ao longo do tempo.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Fonte: Paranashop (Texto Adaptado)

Saiba Mais