fbpx
 

Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide


A artrite reumatoide é uma doença sistêmica, não se restringe somente às articulações, mas atinge também órgãos internos, como pulmão e coração. A disseminação para outros órgãos deve-se, em parte, à própria característica inflamatória da AR e aos medicamentos utilizados no tratamento quando usados em doses altas e por muito tempo.

Artrite ReumatoideSem causas definidas, a artrite reumatoide é autoimune, crônica e afeta as articulações, principalmente das mãos e dos pés. Com incidência maior em mulheres, tende a se manifestar entre os 30 e os 50 anos de idade. Os especialistas ressaltam que, embora não tenha cura, é possível tratar e ter uma qualidade de vida melhor.

Devido à inflamação, o paciente tem maior probabilidade de ter aumento do colesterol e de triglicérides, aumento da pressão por uso de anti-inflamatório e diabetes devido aos corticoides.

No caso dos problemas respiratórios, o tratamento com imunossupressores compromete a imunidade e, por isso, as chances de uma pneumonia ou mesmo de uma gripe mais forte são mais altas em pessoas com AR. O câncer pulmonar também é mais provável de ocorrer, e pacientes fumantes são orientados a abandonar o hábito.

Além de comprometer as articulações das mãos e dos pés, a AR pode afetar joelhos, cotovelos e ombros. Essas regiões podem doer, inchar e ficar quentes. A doença pode se apresentar de forma simétrica, ou seja, nas duas mãos, nos dois pés e nos dois joelhos.

Junto a isso, pode ainda dar sensação de fadiga, febre, e a pessoa pode ter dificuldade para se levantar ou se movimentar. Dores  e inflamação por mais de seis semanas nas articulações já caracteriza a doença e deve-se procurar um reumatologista.

 Artrite reumatoide tem tratamento, existem medicações com menos efeitos adversos e é possível viver com melhor qualidade de vida, desde que a pessoa siga também as orientações do médico.

Os resultados dos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores devem ser avaliados entre profissional e paciente para evitar que outras doenças surjam. As medicações biológicas, feitas com células vivas, são as mais eficazes e que causam pouco ou nenhum efeito adverso.

Porém, há uma condição. Biológicos são usados depois que os tratamentos convencionais falham após seis meses de uso. Não se espera muito tempo pelo fato de a doença ser agressiva e causar dano articular permanente.

Aos primeiros sinais da doença, os especialistas recomendam consultar diretamente um reumatologista. Isso facilita o diagnóstico precoce e evita maiores sequelas e complicações que podem impactar a vida como um todo.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Fonte: emais.estadao.com.br (Texto adaptado)

Saiba Mais