04 nov Problemas mais comuns que afligem a pele
Acne
A acne é uma doença comum que acomete homens e mulheres, da infância até a vida adulta. Sua causa é multifatorial, estando relacionado com obstrução e inflamação da glândula sebácea, excesso de produção de sebo e infecção pela bactéria Propionibacterium acnes.
Este problema causa dano a pele, principalmente na região da face, causando desconforto estético. Além da doença ativa, ainda existem suas complicações como cicatrizes escuras e retraídas. O tratamento contra acne pode ser feito com medicações tópicas orais e podem auxiliar procedimentos como, limpeza de pele e peelings.
Câncer de Pele
Nome genérico dado às lesões malignas da pele. É o tipo de câncer mais comum no mundo, possuindo vários tipos como: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e Melanoma, entre outros tipos.
A exposição solar sem proteção adequada é um fator de risco importante para todos os tipos de câncer de pele, embora possam surgir em áreas cobertas e não expostas ao sol.
Para prevenção contra o câncer de pele, deve ser feito com uso de filtro solar e evitar a exposição demasiada à luz do sol. Além disso, recomenda-se realizar periodicamente exame médico dermatológico para avaliação de possíveis lesões ou pintas que possam ser ou evoluir para câncer da pele.
Estrias
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). Os locais mais comuns das estrias são: nádegas, abdômen, seios e braços, acometendo tanto as mulheres, quanto os homens.
Clinicamente podem se manifestar com coloração branca, sendo as mais antigas, com coloração clara e mais fina que a pele ou de coloração avermelhada, significando que são mais recentes.
Para prevenir o surgimento das indesejáveis estrias são importantes alguns cuidados, tais como: Controle do peso e prática de exercícios físicos regulares e o uso de cremes hidratantes.
Após avaliação e diagnóstico de um dermatologista, o uso de substâncias que renovam o colágeno, associadas a peelings químicos ou lasers não ablativos podem auxiliar o tratamento para a remoção das estrias.
Hiperidrose
Hiperidrose é o suor excessivo. A sudorese é condição normal para nosso corpo manter a temperatura, entretanto algumas pessoas podem suar mais que o normal em certas áreas do corpo como axila, palma das mãos, rosto, planta dos pés.
As causas da hiperidrose podem decorrer de fatores emocionais, hereditários ou de doença, expondo o paciente a situações desconfortáveis, indutoras de ansiedade e até mesmo, incapacitantes.
Contudo, existe tratamento para melhorar essa condição com medicações tópicas, orais e aplicações de toxina botulínica nas regiões mais afetadas para diminuir o fluxo de transpiração.
Melasma
O melasma é uma doença que causa manchas na pele, principalmente na face, podendo ocorrer, também, em todo o corpo. Geralmente, acomete mulheres em idade fértil, mas homens também podem apresentar esta condição.
A patologia relacionada a fatores hereditários, alterações hormonais e exposição à luz solar, sendo esse o principal fator envolvido.
O tratamento para o melasma é baseado em proteção contra a luz com filtro solar, bonés e chapéus, além de uso de cremes clareadores e procedimentos realizados em consultório pelo dermatologista.
Infecções
Há diversas infecções que podem acometer a pele, como as bacterianas, como impetigos, foliculites e abscessos. Infecções virais como, herpes labial e genital, herpes zoster, molusco contagioso e verrugas virais.
As infecções fúngicas também podem causar micoses na pele, cabelos e unhas. Podem ser tratadas com medicamento tópicos ou via oral e procedimentos como cauterização e crioterapia.
Unhas e Mucosas
Existem doenças que afetam exclusivamente as unhas ou doenças da pele que podem também acometer as unhas. Se manifestam com fragilidade, espessamento, alteração do formato e cor das unhas. Podemos citar algumas doenças como, a micose, psoríase, tumores, traumas, entre outros. As mucosas orais e genitais também podem ser afetadas por algumas doenças e lesões, que são diagnosticadas e tratadas pelo dermatologista em conjunto com ginecologista e cirurgião dentista, e outros médicos especialistas.
Queda de Cabelo
Alopecia Androgenética ou calvície, é a causa mais comum de perda capilar. É uma doença lenta e progressiva, causada pela predisposição genética e influências hormonais, responsáveis por um processo de miniaturização, ou afinamento, dos fios, presente em ambos os sexos. O tratamento pode ser feito com medicações tópicas, orais e procedimentos auxiliares para diminuição da queda e recuperação dos fios perdidos.
Alopecia Areata é uma doença que provoca queda dos fios, multifatorial, com participação autoimune, atingindo pequenas áreas, múltiplas e até todo o couro cabeludo. O tratamento pode ser realizado com corticoides tópico ou injetáveis, estimuladores de crescimento capilar e drogas sensibilizantes.
Outras doenças podem causar queda capilar como dermatite seborreica (caspa), psoríase, doenças sistêmicas, desnutrição e estresse.
Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.
Saiba Mais
-
Como manter a rotina de exercícios em casa?
Como evitar o imobilismo e manter a rotina de atividade......
-
-
Tendinite do Tendão de Aquiles
A tendinite do Aquiles é uma condição que acomete, especialmente,......