fbpx
 

Tendinopatia

Tendinopatia


A tendinite, atualmente denominada de tendinopatia, é caracterizada por lesões nos tendões e, ao contrário do que sempre se ouviu falar, trata-se de um processo degenerativo e não de um processo inflamatório, que pode ocorrer tanto dentro quanto ao redor dos tendões, ocasionando fortes dores que limitam ou impedem a prática de exercícios físicos e, algumas vezes, até mesmo as atividades do cotidiano.

TendinopatiaAs causas mais comuns das tendinopatias são relacionadas ao sobreuso (overuse). Quando o tendão é repetidamente estirado, mesmo dentro da faixa de oscilação de tensão normal, causa-se fadiga e danos no colágeno de sua estrutura. Assim, se uma tensão continua sendo repetidamente aplicada sobre o tendão, sem que se dê tempo para o processo de recuperação e reparo das células, ocorrerão lesões.

Também é possível relacionar as tendinopatias ao excesso de cargas aplicadas ao corpo, a erros de treino, ao uso de equipamento inadequado ou ao alongamento e aquecimento incorretos ou insuficientes.

As principais regiões acometidas por tendinopatias são: joelho, ombro, cotovelos e tornozelo, portanto é importante estar atento para dores locais, principalmente durante e após os exercícios, dificuldade e limitação de movimentos, e inchaço na região.

É imprescindível que o primeiro passo seja identificar a causa da lesão. Somente assim é possível determinar qual o tratamento ideal para cada paciente, de forma individual e específica, combinando técnicas de fisioterapia manipulativa para a correção de falhas biomecânicas, realinhamento das articulações, e definição de exercícios e treinamento excêntricos, são capazes de diminuir as causas da lesão e possibilitar uma regeneração do tecido dos tendões, com conseqüente alívio das dores.

Fonte: Massa news (Texto Adaptado)

Tendinite Patelar

É a inflamação do tendão patelar também conhecida como joelho do saltador.

TendinopatiasÉ causa frequente de dor na face anterior do joelho ocorrendo geralmente por excesso de treino ou inadequação deste.

O paciente apresenta dor que se manifesta durante a atividade física ou quando o treino acaba. Com a falta de tratamento, a dor pode ser constante independente da atividade.

O tratamento pode ser medicamentoso e através de repouso, com fisioterapia prolongada.

Tendinite Quadriciptal

É uma inflamação do tendão quadriciptal que também causa dor anterior no joelho, porém é bem menos comum que a tendinite patelar. Ocorre por sobrecarga no tendão que geralmente é tratada com repouso e fisioterapia.

Síndrome do atrito da banda iliotibial

A irritação da banda iliotibial ocorre por atrito da mesma com o epicôndilo lateral do fêmur, causando dor lateral aguda no joelho.

TendinopatiasAfeta principalmente os atletas corredores de longa distância e ciclistas.

O diagnóstico é feito pelo exame físico e histórico do paciente. O tratamento consiste em repouso, medicação analgésica e fisioterapia.

Tendinite da “Pata de Ganso”

É a inflamação dos tendões flexores do joelho que se inserem na face medial do mesmo.

São fatores predisponentes para essa tendinite: treino excessivo, encurtamento dos isquio-tibiais, treino incorreto e aumento da demanda esportiva, entre outros.

O paciente apresenta dor medial no joelho ao subir e descer escadas, dor na apalpação local, dor ao passar da posição sentada para a em pé, edema local e dor ao caminhar.

O tratamento indicado é gelo local, analgesia, fisioterapia, repouso e avaliação das atividades físicas.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Fonte: Massa news (Texto Adaptado)

Saiba Mais