fbpx
 

O que cortar em caso de hiperuricemia?

O que cortar em caso de hiperuricemia?


A hiperuricemia é o principal fator de risco para a artrite gotosa, porém mesmo quando não existem sintomas é importante fazer o controle pois esse distúrbio também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e renais.

o que cortar em caso de hiperuricemiaA recomendação mais divulgada para o excesso de ácido úrico é a redução do consumo de purinas, presentes nas carnes, feijões, miúdos, frutos do mar e alguns vegetais. Mas antes de sair cortando esses alimentos, saiba que somente em excesso eles seriam relacionados ao aumento de ácido úrico.

O que devemos, de fato, cortar em caso de hiperuricemia?

  • Açúcar e Frutose: O açúcar convencional (50% frutose) e o xarope de milho, riquíssimo em frutose e usado em grande escala pela indústria, são altamente associados com o aumento da produção de ácido úrico por nosso corpo. Então de nada adianta querer cortar carne e feijão da alimentação, se você consome açúcar em excesso! E não se preocupe com o consumo de frutas, o excesso de frutose não é provocado por elas;
  • Bebidas Alcoólicas: O consumo excessivo de bebidas alcóolicas pode prejudicar nosso processo de regeneração de ATP, aumentando a degradação de AMP – o que também aumenta os níveis de ácido úrico. O sedentarismo também leva a esse mesmo processo;
  • Vísceras (fígado, rins…): são carnes extremamente ricas em purinas, portanto devem ser evitadas. Já o consumo de carnes bovinas e suínas deve ser limitado e não excluído, como muitos dizem por aí.

 

Se você tem ou conhece alguém com ácido úrico elevado, o mais importante do tratamento, como na maioria dos distúrbios nessa série, é a mudança de estilo de vida. Tem algum distúrbio relacionado a alimentação? Procure um bom profissional da nutrição para te orientar.

Agende sua consulta com a Clínica Reactive. Somos uma clínica multidisciplinar com uma equipe completa e capacitada, e ampla infraestrutura. Estamos localizados em São Paulo, SP e estamos prontos para te atender. Telefones: (11) 3032-1479 e (11) 3034-2199. WhatsApp: (11) 97655-8574.

Saiba Mais